Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem.” Leonardo da Vinci

domingo, 31 de dezembro de 2023

Iluminadas declarações de Buda

 

Consta no Sutra Lankavatara(1), que o senhor Buda, em atenção ao seu discípulo, o Bodhisattva Kashyapa, o qual lhe perguntara, "Senhor, por que você não permite que se coma carne", começou sua profunda e iluminadora resposta com a seguinte e reveladora afirmação: "Filho abençoado, comer carne prejudica o desenvolvimento da compaixão."

As frases, ou recortes, que seguem constituem iluminadas declarações de Buda a demonstrar, como em muitas outras no mesmo sentido, a grande importância que ele conferia à compaixão pelos seres, a qual em muito ajudará a alcançar, entre outros iluminados resultados, o progresso espiritual, o fim do sofrimento, a felicidade de todos os seres. 

"O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder."

"Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?"

"Feliz seria a terra se todos os seres estivem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo."

"Assim como uma mãe protegeria o seu único filho com a sua própria vida, assim também que cada um cultive amor sem limites por todos os seres."

"Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas."

"Comedores de carne destroem suas sementes de compaixão." 

"Teóricos que nascem como comedores de carne não vão entender isso. Essas pessoas farão comentários tolos sobre comer carne, dizendo: "a carne é adequada para comer, aceitável e autorizada pelo Buda." Um adepto aprecia comida vegetariana em quantidade adequada e vê a carne como imprópria para consumo, como a carne de seu próprio filho. Para aqueles que estão residindo na compaixão, eu proibo a carne em todos os momentos e em todas as circunstâncias. Comer carne é uma situação horrorosa e impede o progresso em direção ao Nirvana. Abster-se de comer carne é a marca dos sábios." 

(1) https://emdefesadovegetarianismo.blogspot.com/2015/11/vegetarianismo-e-compaixao-em-sutra_63.html