Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem.” Leonardo da Vinci

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ursos da Ásia clamam por libertação

                                                                               Sandro Oliveira de Carvalho

                                                                                       (WSPA)
Os animais foram criados para a vida em liberdade

O site "entretenimento.r7.com" divulgou recente notícia segundo a qual “Ativistas britânicos se uniram com praticantes da medicina tradicional chinesa nesta segunda-feira (9), para exigir o fim da extração da bílis (líquido produzido pelo fígado) em ursos agrícolas, que eles consideram cruel e perigosa, segundo o jornal The Guardian.” (1)

A mesma fonte noticiou, ainda, que “A técnica de retirada da bílis é aprovada pelo governo chinês, mas segundo os ativistas ela atinge o bem-estar dos animais e o produto pode ser prejudicial para a saúde humana. Eles afirmaram que existem alternativas mais seguras e mais humanas”, e que já contariam com o respaldo de estudos científicos realizados há mais de 30 anos.

Neste sentido, informa a fonte em questão, “O professor de medicina da Universidade Capital e ex-membro da avaliação do Ministério da Saúde, Gao Yimin, destacou ao The Guardian que os materiais sintéticos foram tão eficazes como a bílis e muito mais seguros”, pois, “Para extrair o fel, introduzem bactérias infecciosas potenciais nos ursos. Esta técnica na verdade, reduz a eficácia do fel e é prejudicial para a saúde humana - observou o especialista em um evento para campanha da cura sem danos na indústria de bílis, em Pequim.”

Em relação aos sofrimentos causados aos ursos em decorrência da extração da bílis dos pobres animais, investigações realizadas nos anos de 1999 e 2000 pela WSPA - World Society for the Protection of Animals (Sociedade Mundial de Proteção Animal), revelaram uma realidade absolutamente brutal e aterrorizante para os ursos.

Manifestando-se em relação ao tema, o periódico Veja on-line, edição 1778, através de texto redigido por Daniel Hessel Teich, relatou, entre outras informações perturbadoras, que “As fazendas de criação de ursos da China são cenário de chocante crueldade. Os animais são mantidos em cativeiro para a extração da bile, líquido produzido pelo fígado. (…) As terríveis condições em que os ursos são mantidos nos criatórios foram um dos temas da Convenção Internacional sobre Comércio de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagem (Cites), realizada nas duas últimas semanas em Santiago, no Chile. A Sociedade Mundial de Proteção aos Animais, com sede em Londres, apresentou um relatório com imagens nunca antes vistas da situação em que vivem os ursos. Criados em cativeiro, passam praticamente toda a vida apertados em pequenas gaiolas. Ainda jovens, com cerca de 3 anos, são submetidos a uma cirurgia para que um cateter seja colocado em sua vesícula biliar, órgão que armazena a bile produzida pelo fígado. Uma ponta do tubo fica para fora, na altura da cintura do animal. Por ali, duas vezes por dia, são extraídos entre 10 e 20 mililitros de bile. É a chamada "ordenha". Provoca tanta dor que os ursos urram e mordem as patas durante o processo.” (2)

                                      (WSPA)
 
Preso em gaiola absurdamente estreita, o animal padece inenarráveis sofrimentos

Descrevendo o terrível e cruel processo de extração da bílis, conforme observado pelos investigadores da WSPA - World Society for the Protection of Animals, o site www.vidavegetariana.com, relatou que os Filhotes de urso que nascem nas fazendas são retirados de suas mães aos 3 meses de idade. Em algumas fazendas, eles são colocados de imediato para treinamento de performances em circos. Essas performances, as quais incluem boxing, andar de bicicleta e se equilibrar em corda bamba, têm sido oferecidas como nova atração para atrair turistas asiáticos, com a finalidade de conseguirem um dinheiro extra. Depois de mais ou menos um ano, essas performances acabam. Ao completarem 3 anos eles vão para uma gaiola de 1.6m x 1.6m x 2.6m, até o crescimento completo (...). Durante esse período, 2 ursos podem ficar juntos. Assim que os ursos atingem a idade adulta, a extração de bílis começa. O urso é transferido para uma gaiola muito menor, que não facilita nenhum movimento, para que se possa extrair a bílis mais facilmente, duas vezes ao dia. Na maioria das fazendas visitadas pelos investigadores da WSPA, o procedimento cirúrgico para extração da bílis era feito pelos próprios donos das fazendas, sem treinamento veterinário. Quando ficam doentes, algumas vezes drogas são administradas, mas quando não funcionam, deixam o animal morrem à sua própria sorte. Entre a idade de 5 e 10 anos, os ursos podem parar de produzir bílis. São, então, colocados em outra gaiola onde esperam a morte por doença ou fome, ou são mortos para que vendam suas vesículas ou patas. Patas de ursos são consumidas como um prato fino, no Sudoeste da Ásia e a venda das mesmas representa mais um dinheiro extra para as fazendas. A mortalidade dos filhotes nascidos nas fazendas também é alta, porque as novas mães comem seus filhotes. Quando os ursos estão em seu habitat esse comportamento é raro e isso sugere que a mãe está sob severo stress.” Sim, querido leitor, sob severo stress e imenso sofrimento!
 
                                                                     (WSPA)
A pobre criatura com o abdômen aberto. Como é possível tamanha crueldade?

O vidavegetarina.com informou, ainda, que “O método de extração de bílis difere de fazenda pra fazenda, mas em todas elas, os ursos têm uma abertura no abdômen e na vesícula, feita cirurgicamente. Um tubo é então insertado pra conduzir a bílis ou uma vara de aço é forçada pra dentro da vesícula, para que a bílis escorra na direção certa. A bílis é secretada pelo fígado através do duto hepático e armazenada na vesícula. No processo de alimentação, a bílis passa pelo duto comum de bílis em direção ao duodeno, que ajuda a fazer a digestão. Entre 10 e 20 mg de bílis são drenadas de cada urso, 2 vezes ao dia, enquanto estão se alimentando, o que impede que a digestão do urso ocorra adequadamente. Durante a "ordenha" os investigadores da WSPA testemunharam sinais de stress severo em cada urso. Gemer e bater a cabeça contra a grade era comum, enquanto outros ursos tentavam morder as próprias patas. (...) O tempo de vida de um urso que sobrevive a essas cirurgias intrusivas, também é encurtado dramaticamente.” (3)

                                                                                   (WSPA)
                                As terríveis condições de vida causam-lhes grande agonia, sofrimento e estresse
 
Infelizmente, apesar dos contínuos e laboriosos esforços realizados por ativistas no mundo inteiro, inclusive na China, em favor da libertação desses animais absurdamente explorados e maltratados, e mesmo em face de toda a brutalidade e selvageria que envolve o pavoroso e iníquo processo, ainda assim essa vil, hedionda, cruel, perversa, desprezível prática segue seu nefasto e indigno caminho de violência e dor ao prender, torturar e destruir inocentes e indefesas vítimas.

Todavia, apesar da lamentável demora do governo chinês (bem como de outros países envolvidos com a extração da bílis de ursos), em decidir-se pelo que é correto, justo, digno, compassivo em relação aos ursos aprisionados e maltratados, estamos convictos de que os esforços globais em favor desses animais não serão em vão, não serão debalde, mas terminarão coroados de êxito, pois esses esforços, dos quais também tomam parte, como já dissemos, dedicados ativistas chineses, estão fundamentados no amor, na caridade e na compaixão, as forças mais poderosas do universo e contra as quais não há lei.

Uma notícia que nos incentiva a continuar lutando e acreditando no fim do massacre dos ursos da Ásia, nos chega da Coreia do Sul, onde, segundo notícia publicada recentemente no site vidavegetariana.com, o governo do referido país poderá decretar o fim do confinamento dos ursos em seu território, pois “O Comitê de Orçamento Nacional da Coreia do Sul aprovou a reserva de uma verba de $ 175 mil para campanhas, investigações e o possível fim das fazendas que confinam ursos. A atitude do governo coreano mostra que há um certo empenho para acabar com este tipo de crueldade.” (4)

                                                                                       (WSPA) 
A WSPA resgata ursos e os mantém em santuários naturais onde existe amor e proteção


Assine esta petição em favor dos ursos (atualizado em 28/10/2014):

https://secure.avaaz.org/es/petition/Terminar_con_el_maltrato_animal_en_CHINA/sign/?aKDlseb

Visite esta página no Facebook:

https://www.facebook.com/AjudemAosAnimais

Saiba mais:

http://www.apasfa.org/peti/index.shtml


http://www.all-creatures.org/anex/bear.html

http://www.apasfa.org/peti/ursos/ursos.shtml

http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=ativistas-protestam-contra-extracao-de-bilis-de-ursos-04024C9B3370D4A92326

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/02/ursos-aprisionados-na-china-tem-bile-retirada-para-fabricacao-de-remedios.html

http://www.wspabrasil.org/trabalhoWSPA/ursos/fazendadeursos/Por-dentro-das-fazendas-de-ursos.aspx

http://www.anda.jor.br/28/02/2012/associacao-luta-contra-fabricas-de-extracao-de-bile-na-china


Referências

(1) http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/ativistas-querem-fim-da-pecuaria-de-bilis-em-ursos-
    na-china-20120111.html?question=0, acessado em 29/02/2012
(2) http://veja.abril.com.br/201102/p_068.html, acessado em 29/02/2012
(3) http://www.vidavegetariana.com/especiais/urso.htm, acessado em 29/02/2012
(4) http://www.vidavegetariana.com/site/noticias.php?page=noticias/653

2 comentários:

  1. Não apenas assinei como estou acompanhando diariamente novas informações, mobilizando as pessoas, um grande número de pessoas que conversei desconhecem o assunto, assim como outras tantas, por isso seu blog é de suma importância.
    Não tem como definir em palavras o grau de crueldade. Não há um dia sequer que deixo de pensar em nossos ursos docéis que deveriam estar na natureza brincando como crianças, comendo frutos, mel, folhas.
    Os animais chegaram a esta terra antes de nós, têm tanto direito ao espaço natural quanto nosso respeito.
    Espero o dia da liberdade de nossos anjos, dos inocentes seres submetidos as barbáries humana.
    Espero este dia, porque somente quando ele acontecer poderei dormir em paz.

    ResponderExcluir
  2. Pra quê que serve esta bilis? pra curar alguem? Ah eu não acredito que algo que causou de tanto sofrimento venha fazer bem para quem quer que seja. É muito triste! É lamentável!

    ResponderExcluir