Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem.” Leonardo da Vinci

domingo, 31 de julho de 2011

Terráqueos, o documentário


Sandro Oliveira de Carvalho

Em 2005 o movimento internacional pela libertação dos animais recebeu uma contribuição extraordinária, de grande e inestimável valor, que está comovendo pessoas no mundo inteiro e auxiliando poderosamente no estabelecimento de um novo paradigma que conduza a humanidade a uma mudança de postura, atitude e comportamento em relação aos animais e a natureza como um todo. Estamos nos referindo ao premiado filme documentário “Terráqueos” (Earthlings), que foi produzido e dirigido pelo ativista de direitos animais Shaun Monson, em parceria com a atriz e cantora Persia White. A trilha sonora foi composta pelo músico Moby e a narração ficou por conta do ator Joaquin Phoenix, do filme “Gladiador”.

Utilizando câmaras escondidas, Shaun Monson gravou as terríveis condições a que estão expostos milhões de animais nas fazendas que produzem carne, leite, ovos e peles e que, desta forma, geram grandes lucros para aqueles que vivem do sofrimento e da morte dos animais.

Mas as gravações vão mais além ainda, pois revelam a hediondez dos testes laboratoriais realizados com animais, ou seja, a vivissecção, bem como retratam a vergonhosa exploração das pobres criaturas para fins de diversão e outras formas de crueldade.

Logo no início deste texto afirmamos que “Terráqueos” tem comovido pessoas ao redor do mundo e este é um fato incontestável, que todos poderão comprovar por si mesmos bastando, para tanto, assistir o filme.

Neste sentido, devo dizer que, após ver o filme todo, experimentei um sentimento de grande dor e tristeza em razão das apavorantes cenas que se desenrolaram diante de meus olhos estarrecidos. Naquele momento, ao desligar o televisor, eu me sentia completamente infeliz, indignado e impotente ante a brutalidade do ser humano para com os animais. Agora, todavia, estou esperançoso de que o apelo trazido por esse filme documentário possa sensibilizar um número cada vez maior de pessoas, levando-as a tomar a firme decisão de participar da luta pela libertação dos animais e da preservação da natureza como um todo.

Finalizando, querido (a) leitor (a), gostaria de dirigir-lhe o seguinte apelo: por favor, assista o filme e divulgue-o entre seus familiares e amigos. Vamos nos unir nesta causa tão justa, sábia e compassiva. Obrigado.

                                      (Versão legendada - Português Brasil)


 
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jhqRTUF_tI0


 (Versão legendada - multi-subtitles) 

  
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Xk8bqOLzAzg



Nenhum comentário:

Postar um comentário