Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem.” Leonardo da Vinci

terça-feira, 2 de julho de 2013

A nobreza da compaixão

Sandro Oliveira de Carvalho
Um dos mais belos e inspiradores textos sobre vegetarianismo, amor pelos animais e iluminação espiritual, encontra-se no oitavo capítulo do Lankavatara Sutra, cujo texto transcrevo a seguir com a certeza, como diz o Sutra, de que todos aqueles que verdadeiramente amam os animais serão encontrados tratando-os com amor e compaixão, considerando-os como verdadeiros filhos e manifestando grande júbilo por sua existência. Aqui esta, portanto, o maravilhoso texto, seguido de vídeo contendo o mantra do Bodhisattva da grande compaixão "Om Mani Padme Hum", em belíssima interpretação: "Naquela época, Mahamati, o Bodhisattva-Mahasattva pediu ao abençoado por mais explicação: fale-me Abençoado, Tathagata, Iluminado, sobre o mérito e vício relativo à questão de comer carne, para que deste modo eu e outros bodhisattvas do presente e do futuro possamos ensinar o Dharma a fim de fazer com que os seres abandonem seu ávido apego por carne, seres que sob a influência da energia do hábito relativo às existências carnívoras anseiam intensamente por comidas de carne. Esses comedores de carne, ao abandonarem esse desejo, irão buscar o Dharma e considerar todos os seres com amor, como se fossem seus filhos, e terão grande júbilo e compaixão pelos seres. Desenvolvendo compaixão eles irão colocar a si mesmos, com disciplina, nos estágios para a senda dos bodhisattvas e se tornarão despertos em grande iluminação." (*)
 
http://www.youtube.com/watch?v=h5QSsbKsOUo&feature=share, acesso em 02/07/2013

(*) http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=703&Itemid=40 (acesse e leia, na íntegra, o oitavo capítulo do Lankavatara Sutra)
 

 
 

4 comentários:

  1. A Terra será, amigo querido, um esteio de bençãos para nossos irmãos inocentes. A religião será o AMOR e, a COMPAIXÃO, a palavra de ordem!! Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas palavras, Daniela; palavras que nos falam de um tempo melhor, um tempo de muito amor e compaixão.

      Excluir
  2. É preciso a purificação.
    Legal ver mais um blog sobre a causa, tb tenho um visita:
    http://superveggs.blogspot.com
    e Fan page: http://facebook.com/SuperVeggs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa, visitei seu blog e Fan page, e gostei muito! Parabéns pelo maravilhoso trabalho que você realiza pelos animais, nossos amigos, nossos irmãos!

    ResponderExcluir