Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem.” Leonardo da Vinci

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Natal e a celebração da vida


Sandro Oliveira de Carvalho



 
O Natal, por celebrar o nascimento de Jesus, o compassivo e amoroso Filho de Deus, deveria ser realizado, pelos cristãos do mundo todo, em plena harmonia e coerência com os ensinos e exemplos daquele que viveu e pregou o amor, a bondade, a paz; daquele que demonstrou o real significado do Natal e, principalmente, o verdadeiro sentido da espiritualidade, que se manifesta em fé, amor, caridade, compaixão.

O Natal deveria nos conduzir ao recolhimento, a reflexão e oração; deveria ser um tempo de amor e solidariedade e que não terminasse nesse dia, mas que pudesse se eternizar em cada momento, em cada espírito, em cada coração - uma data que fizesse brotar em cada um de nós aquele sentimento de genuíno amor e solidariedade universal que contemplasse a todos os seres, sejam humanos ou animais, pois o compassivo Cristo nasceu por toda a vasta e maravilhosa criação e não apenas por nós, seres humanos, muitas vezes tão egoístas e cruéis em relação aos seres mais frágeis, inocentes e indefesos.

Sim, a celebração do Natal seria realmente maravilhosa e altamente edificante se fosse realizada em consonância com aquele iluminado, enobrecedor espírito de amor, compaixão e solidariedade universal, mas, infelizmente, os fatos seguem revelando uma realidade muito diferente e também muito triste haja vista que, ano após ano, o Natal continua sendo realizado de maneira muito diferente de tudo aquilo que Jesus ensinou. Observe todo esse consumismo em um mundo onde há tanta carência; toda essa bebedeira e glutonaria, em um mundo onde há tantos que perecem de sede e fome; toda essa matança de animais e comilança de carne, em um mundo tão carente de vivenciar o amor, a compaixão e o respeito pelas criaturas de Deus e a natureza como um todo. Sim, observe tudo isso e perceba como é simplesmente impossível que toda essa infeliz e perversa disposição de coisas possa homenagear a Cristo, promover seus ensinos e exemplos de vida e contribuir para um mundo mais amoroso, pacífico, feliz! O Natal deveria ser, de fato, a celebração da vida, mas, é doloroso dizê-lo, em relação aos animais o Natal se tornou um horrível e cruel sinônimo de abuso, sofrimento e morte. Observe, ainda, neste sentido, quanta dor, quanto sangue derramado, quantas vidas destruídas; quantos seres barbaramente maltratados, mortos, devorados e – terrível e pavorosa iniquidade! - tudo isso feito em nome de um ser tão puro, santo, elevado e amoroso, um ser que viveu e pregou o amor, a misericórdia e a compaixão em toda a sua plenitude e por todas as criaturas.

Mas, apesar da realidade que destoa tão profunda e lamentavelmente do verdadeiro espírito natalino, cristão, ainda é tempo de promover uma mudança, uma reforma, uma autêntica conversão. Ainda é tempo de vivermos o Natal em sua verdadeira natureza e essência: o amor, a solidariedade, a compaixão. Ainda é tempo de fazermos deste Natal o marco inicial de um novo e auspicioso tempo: um tempo de renovação de sentimentos e afetos, um tempo em que toda vida será valorizada e respeitada, amada e protegida, seja a vida de humanos, seja a vida de animais, pois, para Deus, toda vida é importante, toda vida é sagrada.

Concluindo, querido (a) leitor (a), compartilho com você um vídeo muito lindo, sensível, comovente até, um vídeo que exibe imagens de animais sendo tratados com amor e carinho por pessoas compassivas e amorosas, pessoas que compreenderam o imenso valor e significado de uma vida. Durante a exibição ouve-se a voz de um jovem ativista pelos direitos animais cantando uma música muito linda e que fala dos sentimentos dos animais ao serem resgatados e acariciados por mãos compassivas, mãos que trouxeram alívio e paz; mãos que, como diz a inspirada canção, foram um verdadeiro céu na vida desses seres tão inocentes e indefesos, desses seres que também são nossos irmãos.

Deigualaigualmusic. http://www.youtube.com/watch?v=jNYa3_AX2rY, acesso em 19/12/2012

2 comentários:

  1. me emocionei ao ler tão linda mensagem.
    parabéns meu querido amigo, por toda essa sensibilidade e por esse amor genuino por aqueles que mais precisam. Que bom seria se todos os seres humanos aprendessem a amar e aproveitar de forma profunda todos os ensinamentos que cristo nos deixou.
    grandes beijos.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Sandro, também nunca entendi esse costume nefando de celebrar a vida com a morte de inocentes... paladar tosco e mórbido este da humanidade! Que texto primoroso!

    ResponderExcluir